Tenha acesso a maior revista de empreendedorismo de Portugal!

JULIANA MEIRA – PSICÓLOGA CLÍNICA

Data

Ela ajuda pessoas a buscarem conhecimento e independência, para poderem ter direito de escolha

Juliana Meira, brasileira, nascida em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. É psicóloga e proprietária da Clínica de Saúde e Bem-Estar J Meira, localizada em Alcobaça, Portugal.
Atualmente, Juliana atende pessoas de aproximadamente 16 países e possui na sua clínica muitos parceiros que atendem outras especialidades, principalmente na área de psicologia e estética.
Quem vê a empresária, hoje, não imagina que aquela menina crescida no interior do Brasil, tinha o desejo ardente de ir mais longe e descobriu, desde muito cedo, que isso só seria possível através do seu trabalho. E, entendeu que o conhecimento é transformador, abre portas e é uma arma muito poderosa.
Dona de um currículo vasto, Juliana é Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, é Licenciada em Psicologia e Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses European Certificate in Psychology | Psychologist registered at EuroPsy-Practice Area: Clinical and Health Psychology American Psychological Association APA — MPsych Member, a empresária, também, possui outras 17 formações complementares.

“Vim do interior de Minas Gerais, nasci em Belo Horizonte, mas cresci em Marilac, uma linda cidade no interior de Minas Gerais.
Fui uma criança muito teimosa, inconformada, resiliente e muito sonhadora. Com muitas paixões, a minha grande primeira paixão, era ter um caderno para cada disciplina, porque venho de uma família pobre, os meus pais tiveram cinco filhos e depois adotaram uma menina. Faltava dinheiro, mas não faltou o mais importante como amor, carinho e um lugar seguro para poder sonhar. Comecei a trabalhar muito cedo, com sete anos, em função desse sonho. E, descobrir mais do que realizar o meu sonho de comprar o caderno, descobri que está realização era possível através do trabalho. Então, o trabalho é muito estruturante na minha vida, toda a minha história tem muito trabalho.”

Para Juliana, trabalhar muito não é sacrifício, é o meio para atingir um fim. Ela cresceu vendo as mulheres da sua família empreenderem e segundo a empresária, a sua avó é sua principal inspiração e modelo de pessoa.

“A minha avó não sabia ler, nem escrever, mas tinha uma inteligência incrível. Era uma empreendedora incrível. Então, eu identifico-me muito com as características dela, uma mulher muito forte, muito à frente do seu tempo. Uma mulher que tomou decisões, que pagou o preço, e que fez, que teve uma vida com muito trabalho, com muita dignidade, e eu admiro muito isso.”

UMA MULHER A FRENTE DO SEU TEMPO.

Aos 16 anos, Juliana casa-se, seu marido, na época, trabalhava em Portugal, e ambos decidiram que iriam morar no país.

“Casei-me para vir para Portugal com ele. Qual era o sonho de vir para Portugal? Na época, era uma coisa simples, ele já trabalhava aqui, então pensamos em trabalhar mais 3 anos e retornar ao Brasil. Acabamos ficando por 6 anos, e nesse período tornei-me mãe e logo em seguida separei-me. O meu ex-marido retornou ao Brasil e eu decidi ficar em Portugal, porque naquela altura, eu já trabalhava na área da estética e já tinha estruturado a minha vida aqui.
Alguns anos se passaram, e quando a minha filha faz 3 anos, eu decido voltar a estudar. Essa fase só foi possível, porque a minha irmã veio do Brasil e me apoiou muito. Foi um período extremamente desafiador, eu trabalhava o dia todo e estudava no período da noite.
Terminei a minha escola regular e estudei Psicologia, que aqui em Portugal são, três de anos de licenciatura, dois anos de mestrado e mais um ano de estágio da ordem.
Eu tinha certeza de que fazia a coisa certa, apesar de muitas pessoas estarem a me dizer o contrário.
Na época, o valor que eu pagava na faculdade era alto diante das minhas condições financeiras. Cheguei a questionar-me algumas vezes, mas, no fundo, eu sabia que era o mais sábio a ser feito.
Sou extremamente grata a minha irmã, ela foi fundamental nessa fase, ela foi minha amiga, companheira, cuidou de mim e da minha filha. E tudo o que sou, eu devo muito a ela. Há uma frase que me marcou muito, no dia que eu me formei a minha filha disse para minha irmã, ‘madrinha, nós sofremos muito para estudar a minha mãe, não foi’. Quando terminei a faculdade, a minha irmã retornou ao Brasil.”

UMA NOVA FASE
Juliana formou-se Psicologia, casou-se, novamente, e hoje tem mais um filho. Toda a sua família apoia e acredita muito nos sonhos da empresária. Segundo ela, eles aceitam-na incondicionalmente.

“Apenas seguram a minha mão e vamos para frente. Isso para mim é muito importante. Depois, comecei a trabalhar como psicóloga e há dois anos, resolvi então abrir a clínica, juntando a parte da estética com a psicologia, ambas têm como base o cuidado que, também, sempre esteve presente na minha vida. Oferecemos vários serviços, Psicologia, Coaching, Nutrição, Terapia da fala, Osteopatia, Estética e Medicina, clínico geral. Então hoje, sim, vivo aqui o meu sonho e posso usufruir disso tudo, fazendo o que amo, o que gosto muito, ajudando muitas pessoas.”

EMPRESÁRIA BEM-SUCEDIDA

A Clínica de Saúde e Bem-Estar JMeira possui várias modalidades de atendimento e conta com um projeto de cunho social, onde a empresária enfatiza que “hoje, com a clínica, tenho a possibilidade de ajudar muitas pessoas. Nós temos, na clínica, uma parte social onde oferecemos serviços a valores baixos, isso é definido com o próprio cliente, o que a pessoa pode pagar. Os profissionais que trabalham comigo, hoje, também têm esse alinhamento, porque também tem que ter esse lado social e esse lado de entrega, porque senão não faz sentido”.

A clínica é para Juliana uma grande conquista, entre muitas que a empresária já acumulou na sua jornada, a empresária uniu uma equipa de especialistas para que pudesse entregar um trabalho de alto padrão, a clínica oferece serviços de psicologia e estética e conta com: médico clínico geral, nutrição, terapia da fala, esteticista, osteopata e manicura.

“Quando olho para trás, a minha primeira grande conquista, aquela que me fez acreditar e que me fez ser a mulher que sou hoje, foi eu comprar os quatro cadernos que eu ambicionava. Esta foi a chave de mudança, com sete anos, olha que interessante! Depois, foi consequência de tudo que fui construindo. Para mim, de todo o meu caminho, ainda a outra riqueza que não é mensurável, a qual é o facto de ter a minha família. No meio de estudo, no meio de muito trabalho, de muitas conquistas, ter esta família que acompanha, que dá suporte, que dá colo, que está lá, não é? E hoje tenho dois filhos, eu tinha uma amiga que dizia assim, mas você não tem vida, você não é mulher para ter filho, você não tem vida para ter filho, você trabalha demais. Consegui conciliar isso para mim, é um troféu extraordinário.
E depois é ter o privilégio de trabalhar com o que eu amo. Ser psicóloga hoje é estar alinhada com o meu propósito, estar alinhada com a minha essência, estar alinhada com as minhas paixões, é isso, é viver o meu propósito, sem dúvida nenhuma.”

FUTURO

Na sua trajetória profissional, Juliana foi buscando sempre conhecimento, participando de algumas formações, para hoje, desenvolver o seu trabalho e lançar-se como palestrante. Atualmente, ela entrega todo esse conteúdo por meio de formações, workshops e palestras em empresas, sobre o tema comportamental.
A empresária, também, nos contou que está prestes a lançar o seu livro.

“Durante muito tempo na minha vida, a forma com que auxiliei as pessoas, mesmo eu sendo uma criança e, ainda não sabendo nada de psicologia, eu sempre incentivei as pessoas a buscarem conhecimento e buscar independência, para terem direito de escolha. Acho que o conhecimento dá a liberdade de escolha. Abre-lhe este a mais.

Acesse:
Instagram Clinica @clinica_Jmeira
Instagram @julianagoncalvesmeira
Sítio Web: https://www.julianagoncalvesmeira.com

Mais
Postagens