Tenha acesso a maior revista de empreendedorismo de Portugal!

João Carlos Bertoncini ele construiu um império internacional, no setor automotivo

Data

joão bertoncini

João Carlos Bertoncini ele construiu um império internacional, no setor automotivo e tornou-se um agente de transformação, guiando pessoas em busca de seus sonhos

João Carlos Bertoncini, brasileiro, nasceu em São Paulo na região do ABC Paulista. Muito jovem, precisou deixar de lado a sua infância para assumir algumas obrigações de adulto, como cuidar das irmãs enquanto os pais trabalhavam para sustentar a casa.

Uma pessoa de poucas possibilidades, era sim, que João se via, com poucas condições financeiras, teve uma infância sem muitos prazeres, o que fez com que ele crescesse nutrindo uma vontade de ter uma vida melhor, isso foi um componente importante para a sua conquista, aliado ao seu inconformismo com a escassez que vivia, despertou-se muito cedo para o empreendedorismo. A paixão de João pelo segmento automotivo começa quando ela conquista o seu primeiro emprego numa oficina, onde ele limpava e organiza o local de trabalho. O seu amor pelo mercado automotivo fez com que ele pudesse trabalhar em muitas oficinas, até mesmo sem receber, porém, ele sempre aprendia algo novo.

Nascido numa família religiosa, ele começa a namorar aos 13 e aos 16 anos, troca a certidão de nascimento, pela certidão de casamento, assumindo, mais uma vez, grandes responsabilidades, apesar da idade.

“Assumi o papel de homem da casa e dei início ao seu primeiro empreendimento, minha família. Nessa época, eu trabalhava em uma marmoraria e mesmo que a minha paixão fosse a área automotiva, aproveitei aquela oportunidade para adquirir alguns conhecimentos essenciais sobre gestão, trabalho em equipa e o funcionamento adequado de uma empresa. E, acredito, que esse foi um bom desafio que me trouxe amadurecimento e muito conhecimento sobre negócios.”

Recém-casado e sem dinheiro em caixa, ele sabia que a sua precisava buscar algo mais. Ao participar de um desafio, numa oficina de carros, João conseguiu chamar a atenção do dono daquela oficina, que o convidou para fazer parte da equipa. Ele entendia que cada passo que dava, era uma aposta no seu futuro.

“Fui ousado e insisti para que o dono da oficina ensinasse-me a profissão de Martelinho de Ouro. Não foi fácil, porque o senhor não estava muito disposto, a princípio, a me passar o seu conhecimento. Mas, como a palavra NÃO nunca esteve no meu vocabulário, persisti e consegui aprender. Em pouco tempo, eu já estava desamassando os carros.”

Um jovem a frente do seu tempo, assim podemos classificar João Carlos, que muito jovem assumiu inúmeras responsabilidades e tornou-se imparável. Aos 17 anos ele abre a sua primeira empresa. E na mesma época descobre que seria pai.

“Abri o meu primeiro CNPJ, em sociedade. E tive a notícia que seria pai, contudo, a vida reservou-me uma provação dolorosa quando, infelizmente, o meu bebê veio a óbito com 8 dias de vida. Não foi fácil superar essa tragédia, precisei buscar forças, isso exigiu uma coragem intrínseca e a capacidade de ressignificar as minhas dificuldades. Depositei a minha fé em Deus, levantei-me e continuei a minha caminhada. Estava obstinado a vencer na vida, então propus-me a fazer sempre o melhor trabalho, destacando-me entre os demais na minha profissão. Aos 18 anos, faço a minha primeira viagem internacional, onde adquiro mais experiências, me ajudando a formar um currículo invejável.”

Tempos depois, o jovem empreendedor muda-se para o interior de São Paulo, na cidade de Sumaré, iniciando uma fase marcante da sua vida. Além de estabelecer raízes na cidade, João se torna pai, novamente.

A sua garra de determinação, renderam-lhe 3 grandes negócios no Brasil. Em 2015, ele decide migrar para Portugal, vende, então, a sua empresa no Brasil e vai para a Europa, começar uma nova vida.

“Eu tinha a minha esposa, dois filhos, 5 mil euros e uma fé inabalável, além do meu sonho. Eu e a minha esposa, abrimos a nossa primeira empresa em solo português, JCGM PORTUGAL LDA. Batemos de porta em porta entregando cartões, recebemos vários NÃOS, mas não desanimamos. Sabíamos aonde queríamos chegar. Em pouco tempo, conseguimos os nossos primeiros clientes.

Com a chegada do meu segundo sócio, abrimos uma segunda empresa, pioneira em tira-mossas em Portugal, a PERFECT HAMMER, na cidade do Porto, onde fica a nossa sede. Atualmente, a empresa vem prosperando com filiais em Braga, Paredes e Valença, consolidando a sua posição como uma referência no ramo. Trabalhamos com qualidade e atendimento impecável, sem dúvida isso é a base do nosso crescimento.

Com o sucesso da empresa, fui convidado a ser jurado em várias competições, o meu nome começou a ecoar entre os colegas de profissão. Isso fez-me ter mais um sócio, junto com um amigo, decidimos expandir para toda a Europa. Era o começo da PERFECT HAMMER INTERNACIONAL, que hoje tem bases operacionais na Itália, Espanha, Alemanha, França e Suíça. Muitos técnicos foram formados e ensinados por nós. Muitas famílias prosperam e realizam os seus sonhos através do nosso negócio.”

 

Um empreendedor visionário, João não apenas compartilha o seu conhecimento, mas também cultiva uma cultura de crescimento e coragem entre os seus colaboradores. Em 2023, ele decide conquistar outro continente, chegou a hora da América. A PERFECT HAMMER U.S.A. LDA, está nos Estados Unidos, com sede em Miami.

João Carlos Bertoncini não apenas construiu um império internacional, mas também tornou-se um catalisador de oportunidades, um agente de transformação, guiando outros na busca por seus sonhos e aspirações. Hoje, aos 34 anos, 18 anos ao lado de Gislaine, a sua esposa e pai de três filhos, ele viaja o mundo levando, através das suas palestras, conhecimento. O seu movimento, o EPRO — que visa desbloquear pessoas com vontade de empreender, traz um novo olhar aos negócios, estratégias de crescimento e insights e está ajudando milhares de empreendedores.

O empreendedorismo transformou a vida de João Carlos Bertoncini, fez com que se tornasse uma potência que hoje fatura milhões, mas, João entendeu que o empreendedorismo não se resume apenas a enriquecer individualmente, e sim, é a capacidade de enriquecer a vida de outros. O propósito de João vai além do sucesso financeiro, ele quer ajudar as pessoas a realizarem os seus sonhos.

Mais
Postagens